Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Rede pública estadual volta às aulas nesta terça-feira

Por: Paula Monteiro - 31/07/2017 - 13:10

Foto: Erich Macias

As aulas na rede estadual de ensino público iniciam nesta terça-feira, 1º de agosto. Das 396 escolas estaduais, algumas unidades das zonas urbana e rural de Macapá e Santana, além do interior do Estado, começarão em data posterior por conta da conclusão de reparos necessários para o início das atividades. Os colégios que passam por manutenção não serão prejudicados.

Em Laranjal do Jari e Vitória do Jari cinco escolas receberão reparos no parque elétrico, com previsão para iniciarem em agosto e serem concluídas em até 45 dias. O principal serviço é o de recuperação desses sistemas, incluindo casos de substituição de transformadores, troca de fiação, tomadas e revisão de circuitos. Neste caso, o calendário poderá ter alterações.

O cumprimento do calendário escolar é de responsabilidade da equipe gestora de cada unidade escolar, sob orientação, acompanhamento e avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O calendário escolar deve garantir o mínimo de 800 horas e pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar. As escolas que paralisarem as aulas deverão encaminhar ofício endereçado à Seed justificando o motivo e apresentar a nova proposta do seu calendário escolar no primeiro dia útil após o retorno das aulas.

Infraestrutura

O governo do Amapá está investindo em obras de manutenção e reforma nas escolas estaduais. Até o momento, as oito Escolas do Novo Saber receberam serviços de manutenção predial civil e elétrica, e mais 26 escolas de Macapá. As escolas do interior do Estado estão recebendo vistorias para levantar as principais necessidades de cada unidade. A previsão é que mais 10 escolas tenham a estrutura elétrica revitalizada ainda no segundo semestre deste ano.

Até o momento, aproximadamente nove mil carteiras escolares foram entregues em todo o Estado. Ainda serão distribuídos três mil móveis, além de outros equipamentos, no segundo semestre deste ano.  

O repasse estadual da manutenção e merenda está previsto para estar na conta ao longo desta segunda-feira, 31. Os repasses federais já foram realizados. A Secretaria de Estado da Educação trabalha intensivamente para manter a regularidade dos recursos e, assim, suprir as principais demandas das escolas e manter um diálogo direto e aberto com os gestores escolares com o objetivo de aumentar a qualidade do ensino público estadual.