Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Cultura da paz é tema dos desfiles cívicos estudantis 2017

Por: Wellington Costa - 04/09/2017 - 16:08

Foto: Erich Macias

Acontecem nos dias 09 e 13 de setembro os Desfiles Cívicos Estudantis promovidos pelo Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Educação (Seed). Este ano os desfiles terão como tema “A Educação Promovendo a Cultura de Paz”. A programação é alusiva à Semana da Pátria e ao aniversário de criação do Ex-Território Federal do Amapá. Mais de 2 mil estudantes vão participar dos desfiles em Macapá e Santana.

O primeiro desfile será realizado na Zona Norte de Macapá, no dia 09 de setembro, a partir das 16h30, na Rodovia do Curiaú, entrada do bairro Jardim Felicidade II. 350 alunos de 16 colégios localizados nesta região da cidade irão desfilar.

No dia 13 de setembro, dois desfiles estão programados. Pela manhã, a partir das 8h30, a programação será em Santana, com o desfile de 9 escolas. Ao todo, 350 alunos estarão desfilando pela Avenida Santana. Durante a tarde, a partir das 16h, 1.440 estudantes irão se apresentar no Sambódromo, em Macapá, representando 65 escolas da Zona Sul da cidade. O desfile encerrará a programação da Semana da Pátria.

Os três desfiles vão reunir 2.140 estudantes de 90 escolas de Macapá e Santana, além de 1.201 funcionários de escolas e servidores da Secretaria de Educação. Instituições de Segurança Pública, Defesa Civil e Social do Amapá confirmaram participação nos desfiles. Outro ponto alto será a passagem das Bandas Marciais, ao todo, 14 vão se apresentar nos desfiles da Rodovia do Curiaú e Sambódromo. As bandas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também participarão.

A Seed lançou edital para que escolas da rede estadual apresentassem projetos de acordo com o tema da programação, visando a participação nos desfiles. As escolas terão o aporte de recursos que variam de R$ 800 a R$ 1.200 para uso de confecção de camisetas, transporte dos estudantes e compra de materiais específicos para o desfile.

Escolas de Gestão Compartilhada

A novidade este ano estará por conta do desfile dos estudantes das escolas de gestão compartilhada entre Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amapá. Na zona Norte, a escola Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, é comandada pelo Corpo de Bombeiros. Já na zona Sul, a escola Antônio Messias é de gestão da Polícia Militar. O novo modelo de gestão foi implantado este ano.

No desfile da zona Norte, 100 alunos da Antônio Messias irão fazer a abertura do desfile, enquanto que no desfile do Sambódromo, outros 100 alunos da Risalva Freitas do Amaral irão compor o primeiro pelotão de estudantes.

Desfile 7 de Setembro

No desfile de 7 de setembro, em alusão à Independência do Brasil, apenas as escolas de gestão compartilhada Seed, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, estarão participando. As escolas Antônio Messias e Risalva Freitas do Amaral devem levar para o Sambódromo 60 alunos cada.

Concurso de Redação

Como parte da programação, um concurso de redação estudantil foi promovido pelo governo do Estado, para estudantes da rede estadual que cursam os ensinos Fundamental I e II, e Médio.

Os alunos tiveram que desenvolver um texto no gênero de dissertação argumentativa, de 20 a 30 linhas, em ficha padrão disponibilizada em edital. Os textos foram produzidos em sala de aula, com orientação dos professores.

Os autores das três melhores redações serão premiados com um tablet. O resultado final do concurso será divulgado no site da Seed, www.seed.ap.gov.br, no dia 6 de setembro. A premiação será entregue no dia 13 de setembro, durante a solenidade do Desfile Cívico Escolar, no Sambódromo.